3 de out. de 2011

EDITORIAL

Tamo na área, leitor que só se preocupa consigo. O individualismo está a solta, mas o bicho tá pegano. A nossa chuva é com o preço dos carros no Brasil e a recente paulada no IPI dos automóveis.  Joe Leite, jornalista entendido pra caçamba sobre automóvel, soltou uma matéria dizendo que o carro no Brasil é caro por causa da margem de lucro. E teve até executa que soltou em off que o brasileiro paga,  então por que eles iam baixar o preço? É complicado....

Aí vem os chineses pra botar medo em meio mundo. O consumidor zoiúdo pensou: agora o preço cai! Pra chuva quase geral as montadoras com sede no Brasil foram até o governo e choraram às bicas. Fizeram mó lobby e conseguiram que o governo desse uma paulada forte no imposto de importação de veículos.

Mandamo o Repórter Zé Povinho falar com uma economista pra saber que bicho tava pegano. Adivinha quem é o economista que a mula entrevistou? O irmão do Del. Ou seja, tudo pelo menor esforço. Adalton César, economista do IIEE e UNESP, tascou que a questão é muito complicada. Que o governo tem que ficar esperto com marcas que trazem carros mais baratos. Afirmou que os caras fazem isso às vezes só pra zoar a indústria local e não ter mais concorrentes. Daí, que os depois eles chutam os preços lá encima. O economista sabe-tudo se diz preocupado com preço de carro baixo, o que pode zoar ainda mais o trânsito e a poluição. 

Vamos deixar bem claro, que é para leitor folgado não levar uma. ZPN é favor do transporte público de boa qualidade. Tem que ter trem show, monotrilho, busão show, bikes e táxi à rivilia. Temos até uma ideia pra prefeitura: lançar táxi coletivo. Será que vira?

Enfim, enquanto o leitor chuva paga caro no carro, ainda tem à sua disposição modelos com design zoado pra dedél. E o que é mais show: os caras compram. E tem carro aí que é bam-bam-bam no design e num tá virano. Os caras preferem memo é carro zoado. Tem que ser zoado memo!

O futuro, leitor desavisado, são metrópoles bem estruturadas em seu transporte público, compartilhamento de carro (que tamo ligado que nosso leitor não sabe o que é; tamo nem aí; se vira), carros hibridos, carros compactos e modelos pouco poluentes.

Equipe chuva ZPN

Nenhum comentário: